Publicado por: Paulo Fragoso | 31/10/2008

Cheiro a Pai

 A maior parte das vezes enaltece-se muito mais o papel de Mãe, a Mãe é colocada num patamar superior, se calhar porque a própria Mãe Natureza assim o impôs. Os 9 meses de gestação são um factor fundamental para que a Mãe tenha o papel principal. Concordo. Afinal, poucas são as mulheres que não têm o sonho de ser Mãe, de carregar um ser, de o sentir, de o ver nascer, de sair dentro de si aquele ser vivo. É algo de que se podem e devem gabar de só elas o fazer. É bonito ser-se Mãe mas olhe que ser Pai também é maravilhoso. Por mim falo. Eu bem queria  também falar do meu porque faz hoje anos. Mas cá está: a Mãe, mais uma vez, dominou toda a conversa e  o assunto “Pai” ficou para segundo plano. Diz-se que não há Mãe como a minha, que Mãe há só uma, que com 3 palavras apenas se escreve a palavra “Mãe”…e “Pai” não é assim também? Deste modo, meu Pai, e apesar de praticamente só ter falado em Mães, estas palavras foram todas a pensar em ti. Um dia feliz, muitos parabéns. Pai é Pai. E como o meu não há nenhum. Está bem, pronto Mãe, não fiques com ciúmes: também como tu não há igual.

Anúncios

Responses

  1. Olá Paulo, em primeiro Parabéns ao Pai e obrigado por estas palavras. Revejo os meus sentimenmos ao ler este “Cheiro a Pai”. Também sou Pai de um rebento lindo de 6 anos de idade o qual adoro e luto para ser um exemplo para ele.
    Mas o que mais me tocou é pelo facto de estar a “perder” o meu Pai, esta pessoa que sempre idolatrei, o melhor do mundo, um sábio que tudo me ensinou, está com a doença de Alzheimer. Doença terrível que evolui sem o doente sentir ou se aperceber, e agora o sábio que sempre foi está a ficar esquecido, o quanto custa assistir quase pávido e sereno a tudo isto, digo quase porque tudo se tem feito para, pelo menos, controlar a doença.
    Não posso de deixar de repetir essa linda frase “Pai há só um”, devemos amá-los enquanto nos escutam e nos entendem…
    Grande abraço de um fã e admirador seu e ouvinte da RFM.

    • A tua Sabedoria é enorme e enorme é também a maneira como enalteces Ela “MÃE”…………………………concordo, porque só ELA sofreu, sofre e continuará a sofrer duma maneira inexplicável enquanto falarmos DELA, só passando para poder descrever, avaliar. Mas o “PAI” é importantíssimo também, talvez mais importante,” SEM ELE NADA SE REALIZARIA NESTE MUNDO”- não acha menino Paulo Fragoso?

  2. Parabéns ao teu Pai e a ti. Confesso que tenho alguma inveja de quem fala assim do Pai, confesso. Tive pai mas não o amor de pai, antes pelo contrário. Ao meu pai só posso “agradecer” todos os recalcamentos que sempre me hão-de perseguir… Fiquei com o imenso amor da minha Mãe: uma grande Mulher, uma Flor sempre por ele amachucada. Não tenho inveja do amor que o Pai do meu Filho lhe dá. Obrigada. Ainda hoje, mesmo sendo o meu Filho já um homem, ele sabe distinguir o cheiro do Pai no verdadeiro sentido da palavra: pelo odor da almofada!

  3. Com três letrinhas apenas se escrevem as palavras Mãe e Pai. Será esta uma forma de dizer que ambos são importantes nas nossas vidas? Talvez, mas já que se fala do “Cheiro a Pai”… O meu pai? ah o meu pai! Cheira a força, a pilar, a companheiro, a confidente. Cheira tão bem o meu pai. Cheira a amor! E como o meu não há nenhum 🙂

  4. devia estar a estudar é certo! mas lembrei-me de vir até ao seu blogue que já não visitava há algum tempo! ainda bem q vim…
    este ‘Cheiro a Pai’ idenifica-se em mt na minha forma de pensar!
    Nca percebi mt bem o pk d s falar exclusivamente das mães, d ser mãe, do amor de mãe. parece até q os pais n amam, n sentem, n s preocupam…
    Felizmente tenho um exemplo q contraria essa teoria em casa!
    Talvez pela disponibilidade laboral dos meus pais, o meu berço sempre esteve do lado da cama do meu pai, quem me levou à escola no 1º dia de aulas em cada uma das escolas por onde passei foi o meu pai, foi ele que me ajudou a fazer os trabalhos de casa da escola, foi ele q ficou cmg a estudar nas noites antes dos exames, foi com ele q fui a 1ª vez ao Mac Donalds (um lugar de culto para mim), é ele que paga de dois em dois meses as minhas cotas de sócia do benfica, é ele q m dá boleia a qq hora do dia fazendo km e km por dia para m levar e buscar à escola, a casa de amgs, etc. é ele q alimenta o meu vicio de ler, é com o meu pai q rio ate n conseguir respirar, é a ele q ligo qd preciso d alguma coisa. Apesar d n lhe dizer tantas vezes quanto deveria, o meu pai é um dos meus idolos!
    Parece q a minha mae é demasiado ausente, mas não! está lá! também me ajudando muito e dando uma lição de força e valentia! mas o meu pai é o meu pai! e ela tal como eu e a minha irma tem muito orgulho no Pai Galinha q temos lá em casa!

    beijinhos*

  5. ola Paulo ! 🙂
    Para resumir … Com muito respeito digo ..
    se calhar é mesmo porque o que faz falta sao pais assim … logo bjitos aos dois 😉
    Ja agora … uma boa ideia para UM CERTO LIVRO 😉

  6. Também não posso deixar e acrescentar que o meu pai tem sempre um cantino especial no meu coração.
    Agora está velhote, mas se eu pudesse ainda me enroscava no colo dele como fazia em menina, era tão bom!
    É o meu PAIZÃO.

  7. Em relação á minha “velhota”, também posso agrader toda a força e destreza que hoje enfreto o dia-a-dia.
    A ela devo tudo o que sou hoje, uma mulher e uma Super-mãe. Obrigado Mãe!

  8. …nós, as mães, é simples, haja o que houver levamos sempre 9 meses de avanço ;)))

  9. o Pai, sim Pai é Pai, tal como, Mãe é Mãe. Eu gosto igualmente dos dois.
    Uma coisa eu sublinho Mãe sofre e merece um pouco mais de cuidado que o Pai (sem ofença).
    não és tu que dizes que os homens sao mais fortes que as mulheres 😛
    beijão


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: