O mundo treme mas não pára. Hoje em dia treme por dois motivos: por tudo e por nada! São como que sismos à superfície com a diferença de que estes não atingem apenas e só uma determinada zona do planeta. É global, e embora para estes possa haver solução, o que é certo é que tardam em surgir resoluções concretas. Há sempre interessados na instabilidade, há sempre quem lucre muito mais com isso. E são, não raras vezes, mais poderosos do que aqueles que tudo fazem pela estabilidade. O mundo treme. Hoje é o petróleo que sobe porque se entupiu uma torneira algures na Nigéria ou um passarinho fez cócó na cabeça do responsável por encher mais um barril e por isso já não o fez. Tudo serve de desculpa. O mundo treme e é também culpa daquela casa de papelão no meio do deserto algures no Texas que não se vende e quem paga por isso? o resto do mundo! É um qualquer banco que antes de falir tenta levar tudo e todos consigo, qual Titanic. O mundo treme…mas os portugueses tremem ainda mais. Até nisto somos diferentes. Ao primeiro cheiro de crise temos a mania de baixar ainda mais os braços. “Venham acudir-nos, que daqui não mexo uma palha!”, é o que mais se ouve. Ter a iniciativa de ao menos tentar sair por cima é quase nula. Agarramo-nos ao mastro para não nos afogarmos. E trememos Somos pequeninos, dirão alguns. Pois sim. Mas mais alguém tem Fado, Fátima e Futebol como nós? (sim, até no futebol de bastidores somos diferentes, temos Apito e Dourado!) Só não queremos é ser lixados com mais algum F grande. O mundo treme. Até quando?
Até quando? O Mundo vai tremer sempre enquanto existirem os que o fazem tremer simplesmente porque lhes dá jeito, porque lhes dá mais-valias, porque não sabem o que fazem (sabem!), porque têm de apresentar “trabalho”… Os outros, sejam eles quem forem excepto os familiares, amigos, sócios, comparsas e afins, que se lixem. Os tais outros somos nós e é mesmo com F grande!
By: lourenço on 15/10/2008
at 19:48
Cota, curti o F grande. Dá enfase ao texto ehehehe
Acho q estás a ser péssimista. Senão vejamos, apitos dourados não é só “glória” nossa, há outros países q tb o teem. E a crise, embora nos vá atingir e bem(aliás já está por cima das nossas cabeças)começou por deitar por terra outros países. Cá, por ex, a banca não ruiu.
Pode ser que aquela experiência que estão a fazer da simulação do buraco negro nos varra entretanto. eheh kiss
By: doavesso on 17/10/2008
at 19:59
Até quando???
Até todos quisermos que ele trema, que tal começar por nós mesmos, deixarmos de “tremer”, não ajudamos o vizinho do lado porque se calhar parece mal e ele pode levar a mal, mas e, se é isso que ele espera de nós “ajuda”. Não falamos com quem toma café ao nosso lado, ao menos um bom-dia, e a seguir mais umas palavras, porque não? Se calhar aquele café solitário deixa-nos com um sorriso nos lábios…se a menina da lavandaria tem uma tosse daquelas e se queixa que entra às 8 e sai às 8, porque não dar-mos um saltinho à farmácia e dar-lhe o “milagroso” bissolvon comprimidos. Parece, tudo tão simples para nós, mas é tão importante para os que recebem. Tudo será mais sereno e menos tremeliques. Eu sei o que digo, porque o faço…YES WE CAN
By: ju on 06/01/2009
at 0:45