Publicado por: Paulo Fragoso | 23/01/2008

Razão

É preciso aprender a dizer “Tens razão”. Cruzei-me com um cartaz com estes dizeres algures pelas ruas de Lisboa. Fiquei a pensar nisso e é bem verdade. Porque custa tanto hoje em dia dar a mão à palmatória? será por puro egoísmo ou só para contrariar?é uma questão de teimosia ou será porque é difícil pronunciar umas palavras tão simples? T-E-N-S R-A-Z-Ã-O! Claro que não é dar razão só por dar tipo “ok, dou-te razão e vê se te calas”.Não pode ser assim, é dar razão quando toda a gente vê que ela nos envolve, rodeia e até nos sufoca de tanta razão. É saber separar o trigo do joio e não pronunciar as palavras de uma forma irónica, sem esperar com isso uma reacção de regozijo. “Ena, deu-me razão! estou tão feliz”.E depois? depois há razões e razões e até parece que a razão vale mais que um barril de petróleo. Lógicamente terá que se ver de que lado está a dita cuja, mas quando não há mais argumentos, não há que insistir para a ter do nosso lado.É universal a razão. Não tem dono e dá luta. As causas de guerras prendem-se com a razão,mas aqui é a estupidez do Homem que ganha à razão. E contra isso parece não haver razões suficientes que acordem quem de direito para a verdade. Questione-se muitas vezes, é bom. Será que tenho razão?

Anúncios

Responses

  1. Olá Paulo, hoje em dia já não existem valores que existiam e os poucos que resistiram ás modernices do nosso tempo estão em vias de extinção, na minha opinião um deles é a Humildade. Ser humilde o suficiente para dar a razão ao outro quando ele a tem não é comum nos nossos dias é que as pessoas já não param para ver apenas olham.

  2. Tens realmente razão: há razões tão estúpidas como a de inventar uma razão para invadir um país sem que razões palpáveis existam na realidade. Mas teimam que têm razão! E pronto, depois confirma-se que afinal não tinham razão mas inventam outra só para dizerem que afinal tinham alguma razão para terem feito a estupidez que deu e continua a dar azo a milhares de mortes. Não têm mesmo razão porque “a razão, em sentido estrito, é a actividade intelectual superior que estabelece a conexão entre o saber e o realizar”. Alguém consegue encontrar razão nesta questão?

  3. Olha,vç é um gato viu..e é a primeira vez que entro nesse site…só que…eu gostaria muito de conheçer essa rádioFm…como faço???? só louca para conheçer Fatima… realiza o meu sonhoooooo…rsrsrs…minha foto esta em ouvintes e meu imail, que é o mesmo que msn…. Aparecida meu nome e meu apelido é Dinha… bjosssssssssss


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: